15 de dezembro de 2011

Brigas de casal & sono dos filhos




Problemas no casamento dos pais afetam sono das crianças desde os primeiros anos de vida

… o estresse que envolve uma crise no casamento pode afetar até mesmo a qualidade do sono, segundo uma  pesquisa da Universidade de Oregon, nos Estados Unidos.
"Nossos resultados sugerem que os efeitos causados pela crise conjugal no sono das crianças influenciam o desenvolvimento mais cedo do se pensava”, diz Anne Mannering, uma das autoras do estudo. “Os pais devem estar cientes de que o estresse na relação pode afetar a saúde e o bem estar de seus filhos, mesmo no primeiro ou segundo ano de vida", completa Mannering. E os efeitos negativos afetam além do sono.
Segundo a neuropediatra Clarissa Bueno, do Hospital Infantil Sabará (SP), é no primeiro ano de vida que o bebê consolida o seu padrão de sono e uma mudança brusca nesse processo pode causar consequências a longo prazo. “A criança pode se tornar mais agitada, agressiva ou muito quieta", explica. Além disso, o crescimento também pode ser reduzido e ela pode ganhar ou perder peso exageradamente devido a mudanças em sua alimentação. Mais um motivo para proteger as crianças das brigas dos adultos.
 
* fonte: Revista Crescer

Nenhum comentário: