15 de dezembro de 2011

O 'Papai Noel' e as crianças



Até quando a criança deve acreditar no Papai Noel?


Seu filho já está ansioso pela chegada do Papai Noel? Pois saiba que, até os 7 anos, essa será uma espera comum na sua casa durante o mês de dezembro. A crença está relacionada à fantasia, tão comum às crianças dessa idade, como explica a psicóloga Márcia Ferreira. “Até os 5 anos não existe uma diferenciação muito clara do que é verdade e ficção. E é isso que dá vida aos rituais”, diz.


No entanto, não se espante se por volta desta idade seu filho começar a questioná-lo sobre o Papai Noel. “Eu sei que é o meu tio fantasiado!” ou dizer que ouviu dos primos ou dos irmãos mais velhos que o bom velhinho, na verdade, não existe, pode ser mais constante. “A partir dos 5 anos, as crianças ainda querem acreditar, mas já começam a perceber que o Papai Noel não vem em um trenó puxado por renas, e também questionam como seria possível uma única pessoa entregar presentes no mundo todo”, explica Márcia.


Ou seja, seu filho já começa a desvendar o mistério, mas no fundo, ainda aguarda o presente do Papai Noel. “Parar de acreditar é um processo pelo qual a criança passa naturalmente. Dificilmente os pais vão precisar contar para o filho que o bom velhinho não existe de verdade”, diz a psicóloga. Mas, e quando isso não acontece? Apesar de não ser freqüente, nesse caso os pais precisarão ajudar na descoberta. De acordo com a psicóloga, a partir dos 7 ou 8 anos, a noção de realidade da criança já está mais clara.


O que fazer quando a criança tem medo de Papai Noel?


Muitas crianças choram ao ver o Papai Noel nas ruas ou nos shoppings. Se esse é o caso do seu filho, vale insistir para que ele tire aquela foto clássica com o bom velhinho? “Esse comportamento é mais comum entre crianças de 2 ou 3 anos, que podem se assustar com todo o barulho e a movimentação em torno do Papai Noel – e não com a figura em si. Mas não adianta forçar”, diz Márcia Ferreira, psicóloga.


O que vale é, aos poucos, apresentar a figura dele para seu filho em um ambiente seguro e calmo – ou seja, na sua casa. Mostre figuras, explique quem é ele e faça seu filho participar do momento de decoração da casa. De acordo com a psicóloga, a criança que se assusta geralmente é aquela que não está familiarizada com o tema.


Esse comportamento não é tão comum em crianças de 4 ou 5 anos. “Se nessa idade ela tiver medo do Papai Noel pode demonstrar uma criança mais protegida pelos pais ou pouco acostumada ao barulho por viver em uma casa mais tranqüila”, diz Márcia. Se acontecer, vale a mesma dica: não insista com seu filho e tente acostumá-lo, aos poucos, à figura do personagem.

* fonte: Revista Crescer

Nenhum comentário: