16 de março de 2011

... sobre a personalidade dos bebês

...reivindicando o celular da madrinha ... 12/3

 9/3 - Cinzas! ...dia de sol, depois  de 1 semana de chuva;

 Todas as fases do crescimento, como já dissemos várias vezes, seguem percursos e tempos diferentes para cada bebê. É uma característica evidente em todas as suas manifestações, desde a procura pelo alimento até as primeiras tentativas de caminhar. Os bebês podem ser divididos, genericamente, em duas grandes categorias: os reflexivos e os instintivos. 

Reflexivo -   Ao primeiro grupo pertencem os bebês tranquilos, aqueles que preferem os brinquedos macios, se deixam vestir com tranquilidade, vão dormir sem muita manha, mas principalmente gostam de observar com atenção tudo o que está ao seu redor. Estes bebês são calmos e sossegados por uma característica inata e própria de sua personalidade. Normalmente, desenvolvem com mais rapidez os movimentos de precisão das mãos e também conseguem manipular brinquedos mais difíceis exatamente porque preferem passar seu tempo em atividades deste tipo. 
 Instintivo - A esse gurpo pertencem os bebês vivazes, aqueles que nunca estão parados, que dormem pouco, e que mesmo que comam bastante são normalmente magrinhos, pois o seu movimento contínuo faz com que gastem muita energia. Estes bebês super ativos normalmente manifestam um instinto mais aguçado: por exemplo, na fase do engatinhar ou quando iniciam a andar, não se deixam desencorajar pelas quedas, na hora das refeições tentam sempre agarrar a colher para comer por conta própria; o mundo externo o fascina, quer tocar e segurar tudo o que vê.
 ... ela adora explorar o ambiente - aqui engatinhando  pelo 'cimentado' ...


e ...brincando de esconde-esconde com mamãe no varal!


... bom, nem  preciso comentar em qual desses dois perfis nossa 'herança' se encaixa!

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá, Ana Elysa! Tudo bem? Amei seu blog, é lindo, lindo, lindo... em 03/01/11 nasceu minha sobrinha/afilhada e estou perdidamente apaixonada. Sempre quis ter filhos (e terei com a graça do Senhor Jesus) e amei suas postagens.
Que Jesus ilumine vc, Maria Tereza e sua família.
Bjs, Luciana (adm.lumrs@gmail.com)