17 de março de 2011

... aprendendo a imaginar (perto do primeiro aniversário)


Próximo do primeiro aniversário, a mente do seu bebê fará extraordinários progressos... ele iniciará a imitar seus sons e seus gestos, começará a entender pelo tom de sua voz e pela sua expressão se fez algo de bom ou de errado, reconhece os rostos das pessoas que já viu (e se lhe são simpáticas as gratificará com um lindo sorriso de alegria), recorda e repete os seus pequenos sucessos como montar uma torre com os cubos ou acender a TV com o controle remoto. 
Mas o que mais ele desenvolve neste período é a capacidade de "imaginar". 
Nesta idade, o bebê consegue prever o que acontecerá logo a seguir... por exemplo, ele aprende (finalmente!!!) que se você sair da sala, logo logo vai voltar, e portanto ele pode ficar esperando tranquilamente o seu regresso. 
Ou se você esconder um objeto, ele vai procurá-lo aonde é seu lugar costumeiro, porque imagina que lá esteja. 
Ou ainda, se você lançar uma bola em sua direção, ele vai lançá-la de volta imaginando que depois ela voltará para ele novamente. 
Com 1 ano, a realidade de seu filho se enriqueceu, não é mais composta somente por eventos do momento, mas também por aqueles que ele se lembra e por aqueles que ele imagina que acontecerão. Assim que ele der seus primeiros passos, ele parte para a descoberta do mundo. 

Nenhum comentário: