16 de março de 2011

os primeiros passos (quase andando pra valer!)

 ... o primeiro chinelo (vê se pode!)

.... e descalça fazendo o que não deve (pezinhos ansiosos por explorar o 'mundo')

Também  preciso deixar regiatrado que perto de  completar 11 meses, nossa pequena está 'quase' andando sozinha.
há uma semana ela ensaia com coragem  e alegria  seus primeiros passos independentes ... cosia  mais  fofa aquela 'coisinha' miúda  andando sem ajuda. 
Ela ainda não compreendeu que já consegue sozinha e ainda espera a mão do papai ou mãe  para sair ...mas isso é por pouco  tempo.

***

 * Sobre a emoção dos primeiros passos:
Não existe um tempo definido para um bebê começar a andar. Normalmente acontece próximo de seu primeiro aniversário... 
cada bebê tem seu próprio ritmo e etapas pessoais de desenvolvimento, por isso não se preocupe se seu filho não tentar caminhar na mesma época que outros bebês da mesma idade, e nem tente forçá-lo (pode acontecer que ele não esteja ainda pronto e provavelmente cairá com mais frequência, provocando ainda maior prudência em suas tentativas).
Os primeiros passos de um bebê representam uma grande satisfação às vezes acompanhada de uma certa frustração: as quedas serão frequentes, e pode acontecer que seu bebê fique com raiva toda vez que perder o equilíbrio e se ver de novo no chão. 
 
Esta fase é breve, e logo ele estará pronto para a conquista do mundo com seus próprios pézinhos... cena imortalizada em todos os filmes de família, onde ele consegue sozinho, tremulante, alcançar orgulhoso os braços abertos de seus pais que o esperam do outro lado da sala!

Nenhum comentário: