16 de novembro de 2011

dividindo a 'missão'

 boquinha de requeijão ...


Onde tem uma mãe que trabalha e cuida dos filhos existe também um pai que trabalha e cuida dos filhos. Ou quase isso. A tão falada divisão de tarefas é uma realidade para 45% das mães que responderam à uma pesquisa da CRESCER (87% são casadas).
Pode parecer pouco, mas é um avanço enorme se compararmos à participação paterna de algumas décadas atrás.
Um estudo do governo norte-americano sobre o uso do tempo, divulgado no ano passado, por exemplo, mostrou que os homens gastam uma média de 53 minutos todos os dias se dedicando aos filhos – o triplo do que os pais de 1965 passavam com as crianças. A mudança na vida dos pais é tanta que eles já se sentem sobrecarregados. É isso mesmo, e qualquer semelhança com as mães que trabalham fora não é mera coincidência.

puro iorgurte...

Um extenso estudo do Instituto da Família e do Trabalho, nos Estados Unidos, feito com 1.298 homens mostrou que esse conflito só cresce, devido ao aumento da exigência profissional, às longas horas de trabalho e a maior participação como pai. Uma das constatações foi que 60% dos pais não estavam conseguindo administrar trabalho e família.

Outro estudo norte-americano, feito com 250 pais, concluiu que 85% se sentem pressionados para ser, ao mesmo tempo, provedores e pais envolvidos na vida diária dos filhos, e que 70% gostariam de ter mais flexibilidade no trabalho.

Até na hora de dar bronca nos filhos as mães centralizam o trabalho. 
Na pesquisa da CRESCER, 22% das mulheres contaram que são elas que impõem sozinhas os limites em casa, e 2% disseram que essa função é apenas do marido (o restante divide a tarefa).

O problema é que, hoje, mais do que nunca, dar bronca e impor limites não quer dizer colocar de castigo (muito menos dar uma palmada!), mas conversar, conversar e conversar...

O que, na conta das tarefas diárias das mães, acaba consumindo um tempo importante. 

* A íntegra dessa pesquisa você lê aqui
fonte: Revista Crescer

Nenhum comentário: