10 de novembro de 2011

CORANTE AMARELO --- xô industrializados


Por 1 minuto , mamãe se sentiu  culpada. Mas,  refletindo  chegou  a conclusão precisava acontecer para que se descobrisse - alergia ao corante amarelo. 
 E foi  preciso  tomar um  suco artificial de maracujá para que essa triste realidade se manifestasse. 
E aí que mamãe foi logo  tratar de se informar  sobre  o assunto - que  é mais sério do que se pensava.
 * Segue então, tudo o que se encontra na internet sobre esse assunto.


 * Tartrazina em sabores diferentes

Geralmente, quem tem alergia a tartrazina deve passar longe de produtos com sabores com coloração artificialmente amarela ou laranja, como laranja, abacaxi, pessego, maracujá, manga, melao, etc, além da cor verde da gelatina de limao. Tudo isso geralmente tem tartrazina, entao passe longe.
O que muitos nao sabem e nem desconfiam é que a tartrazina tambem está presente em sabores que à primeira vista, nao tem nada a ver com o amarelo. Se voce tem alergia a tartrazina, tome cuidado também com os sabores de doce de leite, chocolate branco e creme.

*  Substância já foi  proibida em  outros países
 
Um exemplo é a tartrazina (E102). Ela é proibída na Noruega e já foi banida na Áustria e Alemanha, mas  o conselho da União Européia revogou o banimento. Tem uma cor amarela-esverdeada e é utilizada sozinha ou combinada com outros corantes sintéticos para criar tons de azul. No Brasil, o uso é regulado pela ANVISA para alimentos e medicamentos. É usada em gomas de mascar, balas e gelatina. Atualmente sabe-se que há pessoas sensíveis a ela, o que resulta em problemas respiratórios após o consumo.
Um dos corantes que se combina com tartrazina é o S Verde (E142), usado com gelatina de hortelã, molhos e principalmente ervilhas em conserva. Ainda é consumida no Brasil mas foi banida no Canada, Finlândia, Japão, Noruega, Suécia e Estados Unidos por causar hiperatividade, urticária e insônia.

 

O Idec (Instituto de Defesa do Consumidor) aponta a seguir as suspeitas que pairam sobre cada corante usado no País. Muitos deles são utilizados em alimentos como balas, chicletes, salgadinhos e outros produtos semelhantes. Conheça as alternativas naturais para eles, apontadas pela Chr Hansen, empresa que trabalha com corantes naturais no Brasil há mais de 30 anos.

VERMELHO  - Vermelho 40: pode provocar hiperatividade em crianças quando associado ao benzoato de sódio (muito utilizado como flavorizante e, em medicamentos, como preservante). Banido na Alemanha, Áustria, França, Bélgica, Dinamarca, Suécia e Suíça.
ermelho ponceau 4r: ligado à anemia e à impulsividade quando associado ao benzoato. Banido nos EUA e na Finlândia.
Vermelho eritrosina: suspeito de causar câncer em ratos. Banido nos EUA e na Noruega.
Vermelho bordeaux: pode levar a crises asmáticas e eczemas. Banido nos EUA, na Áustria, Noruega e Rússia.
Substituto natural: urucum, extraído da semente da planta Bixa Orellana, um carotenoide, rico em vitamina A.


VERDE
Misto: a combinação de corantes amarelos com os azuis origina a pigmentação verde, que carrega características de ambos os compostos.
Substituto natural: clorofila, pigmento verde presente nas plantas que fazem a fotossíntese. Ela tem antioxidantes, que combatem o envelhecimento celular. Espinafre e alfafa são fontes especialmente boas.

AZUL - Azul brilhante: pode desencadear irritações cutâneas e constrição brônquica se associado a outros corantes. Banido na Suíça, Alemanha, Áustria, França, Bélgica, Noruega e Suécia.
Substituto natural: antocianinas, que são ricas em antioxidantes e combatem os radicais livres. Encontradas na uva, framboesa, amora e repolho roxo .

AMARELO - Amarelo crepúsculo: pode provocar hiperatividade quando associado ao benzoato de sódio. Banido na Finlândia e Noruega.
Amarelo quinolina: suspeito de causar hiperatividade se associado ao benzoato.
Amarelo tartrazina: pode provocar reações alérgicas, como asma, bronquite, rinite, urticária, eczema, dor de cabeça, insônia e falta de concentração. No Brasil, Inglaterra e EUA seu uso deve ser indicado nos rótulos por extenso.
Substituto natural: extraída da raiz da cúrcuma, tem propriedades terapêuticas (a Universidade Federal de Goiás estuda seu efeito anticancerígeno).

O VERDE E AMARELO - Tartrazina e Azul Brilhante FCF
São esses os corantes artificiais que dão as cores das pastilhas. A tartrazina pinta tudo de amarelo. Misturada ao azul brilhante FCF, cria a cor verde. Na indústria de alimentos, a tartrazina tinge cereais, sorvetes e biscoitos. Mas ela é perigosa: pode causar reações alérgicas, principalmente em pessoas que têm asma e bronquite. Por isso, a Anvisa impõe um limite máximo de concentração do corante em alimentos. E obriga as empresas a incluir a tartrazina no rótulo de seus produtos.


Nenhum comentário: