17 de fevereiro de 2011

dos 5 ao 10 meses - a fase do ser/fazer

 
Chamamos esta fase de ser/fazer porque a criança ainda mistura seu ser com o seu fazer. Nesta época ela já percebe que fez xixi ou cocô porém ainda não os controla e é prejudicial para sua alfabetização emocional o adulto ficar bravo por causa de seus cocôs ou rejeitar o bebê com nojo porque este está sujo de cocô mal cheiroso.A criança entenderá que você ESTÁ bravo e rejeitando a ela e ao seu fazer. Assim também procede sua lógica em relação ao provocar barulhos e ser impedida de provocar barulhos.

  O bebê começa após os 5 meses a perceber que tem um interior, que pode mexer e livrar-se de objetos que estao a sua frente ou sobre si; percebe que sua mãe está fora dele e que ela também, tem um interior independente do seu.

 Consegue perceber se sua mae está bem ou mal assim como começa a preocupar-se com algo além de si mesmo. Essa percepção do “outro” pode lhe trazer ansiedade pois é obtida através de experiências e vivências com os adultos.

 Viver em um ambiente que o envolva carinhosamente será contribuidor para diminuir a ansiedade que se instala por ainda não compreender bem o outro.
  Devemos também evitar chacoalhá-lo muito para dormir, evitar brincar de jogá-lo para cima e principalmente brigar e gritar frente a bebês de 5 à 10 meses. 

 
                                                                 


No período entre 5 e 10 meses é que o bebê se estrutura psiquicamente para formar uma autoimagem positiva ou negativa a partir de experiências do ser e fazer e pode chegar a uma das duas conclusões estruturais de seu psiquismo:
 'EU SOU ALGUÉM MERECEDORA DE AMOR'  ou  'EU SOU ALGUÉM QUE NAO MERECE SER AMADA.' 
 E é crendo em uma das duas frases acima, como base de sua estrutura psíquica, que a pessoa norteia os relacionamentos interpessoais e amorosos em sua vida adulta. 
Após os 10 meses o bebê adquire um grau mais avançado de maturidade emocional e inicia uma nova fase onde estruturará a autoimagem referencial em relação a sua capacidade: Eu sou capaz de fazer bem as coisas ou eu sou incapaz de fazer até o final as coisas...




por:Ely Paschoalick 

Nenhum comentário: