28 de julho de 2010

Parabéns madrinha!

27-7

Ontem - terça - 27 de julho,  foi niver da minha madrinha Isa.
E antes da noite de pizza, fomos 'sentar no portão da casa da vovó, pra bebê 'olhar o movimento' ...rs ...


... a madrinha Alyne também participou do momento.

13 semanas ( treinando para o berçário)

28 - 7

... hoje Maria Teresa acordou 'estreiando' pequenos gritinhos enquanto brincava com maãe que trocava sua fralda.
A família começou uma nova fase: o treinamento para o  fim da licença maternidade.
É ... passa rápido e como mamãe trabalha a princesa precisará permanecer algumas horas no berçário e por isso terá de receber leite na mamadeira nesse período.

aiaiaia gente ... é doído, mas necessário.
E sabemos que Papai do céu e a Mãezinha do céu está nos abençoando e cuidando  para que tudo fique bem e essa transição aconteça de maneira maravilhosa como foi tudo até aqui ....

26 de julho de 2010

mamadeira


Hoje foi mais um dia de novidade.

Maria Teresa recebeu sua primeira mamadeira.
Mamãe começou o  treinamento, pois a licença maternidade  está acabando e bebê ficará no berçário.
Ela aceitou  bem! Vamos acompanhar a evolução durante a semana.

suco de laranja

25 - 7

Nesse domingo experimentei 1 novo alimento!
Suco de laranja ( serra d´ água)



Primeiro recusei ,achando que era chupeta (que não sou muito ' chegada').

  

Mas, depois vi que era gostoso e bebi tudo ...

festa julina

eu e madrinha Isa Mara - 23-7

Nessa sexta-feira fiz minha primeira viagem. Fui pra Caçapava no aniversário de minha Patrícia.
A festa foi típica (caipira) e eu fui a caráter!


Mamãe me segurando no colo do primo Gabriel. Ele sempre pede pra me pegar ....

Me comportei muito bem. Participei, dormi quando senti sono e passei a primeira noite fora de casa numa boa ...

23 de julho de 2010

interessada por televisão ...

22-7 * no sofá

Acreditem se quiser: Maria Teresa está apaixonada por TV. Fica '1 tempão' prestando  atenção toda vez que  colocamos ela perto de uma.  Quando tem uma musiquinha tocando então nem se fale ...

Será que ela vai seguir a  profissão da mamãe...

'mimo' de vó

'calcinhas de bebê'

... dá uma olhada que coisinha mais fofa o presente que vovó Maria trouxe pra princesa ontem, durante a visitinha das quintas-feiras: calcinhas coloridas pra usar por cima da fralda quando o frio for embora.

... assim


... essa postagem não será explicada.
Só eu sei o que ela representa.
Porquê as vezes, falar é desnecessário ...

22 de julho de 2010

tudo 'inho' e 'inha'


21-7 - momento detalhes


... daqui um tempo (e pelo jeito será bem logo) teremos saudades disso!
mãozinha, pezinho, orelhinha, narizinho, rostinho ...hehehehhe

Como essas 'coisinhas' crescem  do dia pra noite - enquanto a gente dorme ...eles mudam ....

treinamento



21-7

... 3 meses e é a hora de avançar no desenvolvimento.
 A orientação é para que nessa fase os bebês sejam colocados todo dia um pouquinho de bruços pra fortalecer os músculos e treinar o ' engatinhar' ...

21 de julho de 2010

'apelidos'


* Zuzu - personagem

Certo dia, me peguei  brincando e chamando a Maria Teresa de Zuzubalândia, sem saber quem era ...rsss

E hoje fui pesquisar: ela é uma abelhinha bochechuda e sapeca  de 1 desenho infantil da TV.


  ... o apelido combinou ....

.... e cai cabelo


Maria Teresa " tá trocando os fios de cabelo". Passo o dia tirando os fios claros e finos que caem na sua roupa.

Detalhe: os meus também estão caindo muitoooooooooooo ... e isso é ótimo , porquê assim diminui um pouco a 'cabeleira' ...rs.


... depois de 3 meses (mamãe dormiu a noite INTEIRA!)


21-7 *sem acordar

Nossa princesa nos presenteou com 1 noite inteira de sono, sem intervalo para as mamadas. Colocamos no berço por volta das 23h30 ontem e ela foi até 7hs!

Eu e o papai não dormíamos assim desde a véspera do parto  (20 - 4) ...rsss
Seria 1 anúncio de que ela vai entrar na nova fase de sua 'vidinha de bb' ...  
... eu conto nas próximas postagens.

Veja aqui coisas interessantes sobre o sono dos bebês: http://brasil.babycenter.com/baby/sono/entenda/

E sobre o sono durante o dia:


3 meses

21-7

'bochecha fofa'

Maria Teresa entra no seu terceiro mês de vida com 'muita disposição'.

Acordou alegre, passou bem a manhã - fazendo suas travessuras já costumeiras - mãos na boca ,linguinha procurando as golas das roupas.
Assistiu tv (coisa que descobriu essa semana!) e cochilou várias vezes durante o dia - coisa que tá dificil ela fazer desde os 2 meses ...

19 de julho de 2010

... ela vai longe!

*curtindo 1 solzinho numa tarde fria.

"A cada nova conquista do seu filho, ele caminha para longe de você, na direção da independência."

Quando li esta frase na última sexta-feira,  foi um impacto. Nem consegui postá-la no blog, tamanha a veracidade que ela carrega ...
Ela mudou minha maneira de pensar e agir diante de algumas realidades com minha filha nesse fim de semana.
Em outras palavras, essa frase ritou e quero que grite sempre que for necessário em meus ouvidos: " vive intensamente cada segundo com esse 'serzinho' - presente de Deus - porque o tempo perdido jamais voltará ....

18 de julho de 2010

meu signo e eu ...

10-7       * Buriti Shopping- Guaratá. - SP


... mamãe não acredita nessas 'coi sas', mas veja o que se diz sobre mim ...

Criança de Touro - Amante da natureza


Desde bebê, seu filho de Touro é doce e carinhoso. Mas também é forte e animado. Leve o seu bebê para espaços ao ar livre o mais cedo possível. Crianças de Touro se desenvolvem melhor em meio à natureza.

À medida que for crescendo, seu filho pode se interessar em ter um espaço no jardim ou um animal de estimação para cuidar. Crianças de Touro usam os sentidos para conhecer o mundo. Elas gostam do paladar, do toque, do cheiro e do som das coisas. Adoram comer, desde bem pequenas.

Se o seu pequeno taurino tiver uma lista de preferências alimentares e se recusar a comer coisas novas, não se preocupe! Continue a oferecer opções porque, mais cedo ou mais tarde, ele vai aceitá-las. Tente evitar que ele coma muitos doces, pois isso pode atrapalhar seu apetite para o que é saudável.

Desde bem pequenos, os taurinos têm senso prático e noção de como lidar com o dinheiro. Uma das principais preocupações do seu filho será a segurança. Quando bebê, ele se sentirá seguro em seus braços, ou então enrolado em uma manta. Algumas crianças de Touro chegam a ser verdadeiros "grudes". Outras são apegadas a algum objeto que lembre sua casa, como um bicho de pelúcia.

A criança de Touro não gosta de ser pressionada, e isso é algo a que você terá de se acostumar: elas fazem tudo devagar. Não tente marcar muitas atividades no mesmo dia, pois é provável que seu filho não dê conta de tudo.

xô camarão!

17-7 -     * madrinha na pediatra

bochechas pintadas

Depois de 5 dias com meu corpinho cheio de manchas avermelhadas, mamãe correu comigo pra pediatra nesse sábado (17). E logo que tia Gisele olhou para mim foi logo confirmando: é alergia (urticária). Depois de investigar o que mamãe andou comendo nos últimos dias, afinal eu só me alimento de leite materno (bebo o que mamãe come por tabela, rs), veio o diagnóstico: reação ao camarão, que mamãe colocou numa macarronada sábado passado durante o passeio ao shopping!
...
Acreditem: talvez eu seja uma criança alérgica a frutos do mar, coisa que só iremos confirmar daqui um tempo, quando for possível fazer um teste alérgico .
ai ai ai 
Agora é esperar sarar (tomando antialérgico -PREDSIM, pois a pomada THERASONA não funcionou).
Já a mamãe,  não poderá mais comer peixes, camarão e pra fechar o pacote de alimentos proibidos: comidas com muito corante ( bala, gelatina, sopas instantâneas), condimentos e temperos, embutidos ( mortadela, salsicha) ...
Em geral, coisa que ela já não come mesmo ...heheheh

mudanças radicais (pós-parto)

* me põe no colo!

...

Por mais que você se prepare, não tem jeito: a vida como pai e mãe é sempre surpreendente. Seu filho vai te desafiar, vai te fazer chorar -- de tristeza e de tanto rir --, e vai fazer você esquecer de tudo aquilo que precisava tanto fazer. A vida que você tinha antes vai simplesmente desaparecer. E aí ele vai fazer surgir uma vida nova, muito mais complicada -- mas muito mais bonita. É claro que para cada um a grande surpresa vai ser diferente.
1. O relacionamento do casal muda
Vocês eram inseparáveis, faziam tudo juntos, estavam sempre namorando? Pois agora mal se falam se não for sobre o filho, vivem discutindo, e a preocupação tomou conta da vida de vocês. Mesmo que seu filho tenha sido planejado com todo o amor do mundo, a relação de vocês fica afetada com a chegada dele. Os novos desafios também podem reforçar problemas do relacionamento que estavam guardados lá no fundo. A boa notícia é que aquele amor tão legal entre vocês pode sim voltar. Um dos principais pontos é se comunicar -- dizer o que está sentindo, em vez de engolir a tristeza. O trabalho braçal com a criança também vai diminuindo com o tempo, e vocês terão um pouco mais de espaço para planejar programas ou simplesmente ficar juntos, mesmo que seja em casa mesmo. E, quando vocês se acostumarem com essa história de ser pai e mãe, pode ser que se amem mais ainda. Numa pesquisa feita pelo BabyCenter internacional com mais de 42 mil mães, 73 por cento consideraram seus parceiros ótimos pais. Esse tipo de admiração pode até reforçar a relação do casal.

2. Cadê o tempo? Sumiu!
Uma chuveirada tranquila, ouvindo música, com direito a sessão de cuidados com a pele, virou um luxo. Quem tem tempo para isso? Você se arruma, organiza tudo para chegar ao pediatra na hora certa, mas quando vê já passaram mais de 15 minutos da hora da consulta e você ainda está longe. Os meses de licença-maternidade passam e não sobra tempo para nada! E você tinha grandes ambições de organizar aquelas fotos ou fazer um monte de visitas e passeios. No começo, lidar com as mamadas, sonecas, cólicas e fraldas ocupa todo o tempo livre. Depois, o caos diminui um pouco. Para conseguir fazer tudo, muitos recorrem a rotinas estruturadas (mesmo aqueles que não gostavam de ter hora para nada...).

3. Você muda de cara -- e de corpo (tanto a mãe quanto o pai!)
As mudanças físicas que vêm com o bebê pegam muita gente de surpresa. E não estamos falando só das mães. É verdade que a mulher pega o grosso das mudanças. O corpo fica diferente: quadris mais largos, barriga nada lisinha, pés maiores, seios inchados (ou desinchados demais!). Mas os pais também mudam -- por causa do ganho de peso "solidário" durante a gravidez e pela diminuição na atividade física depois que o bebê nasce.
Nem todas as mudanças são para sempre: o olhar cansado vai melhorar, o cabelo vai parar de cair e a barriga vai ficar cada vez menor. E nem todas são ruins: às vezes umas curvinhas aqui e ali são benvindas.

4. Você entra para um clube superexclusivo
De uma hora para outra estranhos sorriem para você, e mulheres puxam o papo na fila do supermercado. O chefe pergunta como anda a busca pela escolinha, e você começa a conversar com os vizinhos do prédio. O bebê equivale a uma carteirinha de sócio para um clube superexclusivo, mas universal: o clube dos pais e das mães.
É uma nova oportunidade de fazer amigos. E, agora que o mundo gira em torno de uma criaturinha que nem fala, é uma grande chance de manter uma conversa com adultos, embora o tema seja quase sempre a criança.
Outro sinal de que você entrou para o clube é quando passa a se apresentar como a "mãe do Felipe" ou o "pai da Sofia". Da primeira vez que você pronuncia as palavras, dá até um arrepio.

5. Você é mais forte do que imaginava
Uma leitora conta: "É incrível ver do que sou capaz. Nunca imaginei que conseguiria me virar, correndo atrás de gêmeas, tendo dormido três horas à noite e comido só uma barra de cereal." Às vezes é a hora do parto que é surpreendente, ou algum momento de dificuldade. Mas de repente você se vê aguentando as pontas, mesmo que fraqueje de vez em quando.

6. Você morde a língua e comete os "erros" que criticava
"Sempre jurei que nunca ia deixar meus filhos dormirem na minha cama", conta uma leitora. "Mas aí meu bebê nasceu. Ele dormiu na minha cama até ter 10 meses, porque era o único jeito de eu conseguir descansar um pouco."
A gente até pode ter convicções sobre como criar uma criança. Só que aí chega a nossa, e a gente percebe que ela é uma pessoinha cheia de vontades e personalidade, que nem sempre se encaixam nas nossas "certezas". Não sofra por mudar de opinião.
Aquilo que era um "erro" de repente vira a única coisa que funciona para a família, e você percebe que não há muito de certo ou errado nessa história de ter filhos.
Mas existem também os erros de verdade, e desses ninguém escapa, igualmente. A criança se machuca sob sua supervisão, ou você dá comida muito quente e ela queima a língua, tira um "bife" na hora de cortar a unha do bebê... Quando essas coisas acontecerem, respire fundo, agradeça por não ter sido pior e se perdoe. Todo mundo erra, até os mais devotados pais e mães.

7. Sua relação com os amigos muda
O afastamento em relação aos amigos que não têm filhos é inevitável, mas pode pegar você de surpresa. É difícil para uma pessoa solteira ficar ouvindo papos sobre o cocô do bebê ou se ele está mamando direito, e você não vai ter como escapar dessa conversa, afinal seu universo gira em torno disso. Amizades fortes e verdadeiras sobrevivem, depois do afastamento inicial. É preciso ter paciência. Às vezes elas voltam quando as crianças são maiorzinhas e você tem mais tempo. Às vezes os amigos é que entram nesse mundo e voltam a querer se encontrar. E você tem um papel nisso. Depois dos primeiros meses, encontre 15 minutos do seu dia para ligar para uma amiga, ou escrever um email. Os contatos ao vivo ficarão mais escassos, não tem jeito, mas pelo menos deixe claro que você não esqueceu pessoas tão queridas. Além disso, você pode até pedir para os amigos avisarem se você estiver "exagerando" na dose do papo sobre filhos!

8. Tem horas em que você simplesmente quer fugir
Ter um filho não significa viver num eterno comercial de margarina. Há um monte de tarefas chatas para fazer, mais as noites em claro, uma atrás da outra, e a frustração de não saber nem por que afinal das contas ele chora tanto. Não há nada de errado para uma mãe se sentir um pouco aliviada com a volta ao trabalho, onde se sente muito mais eficiente que em casa com um bebezinho (que envolve um trabalho sem fim). Pode ser que ninguém consiga irritar você tanto quanto um filho. A criança conhece tão bem os pais que sabe exatamente o que pega para cada um. Numa enquete feita pelo BabyCenter internacional, 79 por cento das mães afirmaram achar, às vezes, que não foram feitas para ser mães. E 49 por cento disseram que, vez ou outra, ficam com raiva do filho. Mais um pequeno brinde: você provavelmente vai ficar mais doente. Vai pegar as gripes e resfriados do bebê, e até aquele temido vírus que causa vômito e diarreia, e vai precisar continuar no papel de mãe e pai mesmo se sentindo supermal. A mãe perfeita seria aquela que amasse cada momento com os filhos, mesmo depois de a criança ter jogado o prato inteiro de comida no chão de propósito, pela terceira vez na mesma refeição. O pai perfeito estaria sempre sorridente, mesmo depois de te levado um chute na canela porque o filhinho não queria tomar banho. Só que a maioria de nós, mortais, não é perfeita. Então conte até dez, se afaste se for preciso, deixe o nervoso passar e siga em frente, sabendo que todo mundo sente vontade de fugir de vez em quando.

9. Você sente o maior amor do mundo
Todas as emoções adquirem um novo nível de profundidade. Tudo fica mais intenso. Assistir ao jornal que mostra problemas com crianças vira uma tortura. Ver o bebê dormir já traz lágrimas aos olhos. A saudade toma uma dimensão estranha: algumas horas longe do seu filho parecem uma semana!
Numa enquete do BabyCenter internacional, 79 por cento das mães afirmaram que choram mais desde que o filho nasceu, seja de tristeza ou de felicidade.

10. Você tem de se afastar da criança muito antes do que imagina

A cada nova conquista do seu filho, ele caminha para longe de você, na direção da independência.

Talvez você se dê conta disso quando vir o bebê engatinhando para o outro lado da sala, sem olhar para trás, ou seu filho com os passinhos recém-aprendidos disparando na direção do pipoqueiro, ou a criança maior que já não quer mais tantos abraços, ou que diz "Deixa que eu faço!". Junto com o orgulho e a realização de ver seu filho crescendo, vem uma pontinha de melancolia. É uma tentação mantê-los sempre por perto, mas os filhos precisam caminhar com as próprias pernas, e você pode ajudar o seu a ser independente desde cedo.
E antes que imagina você vai começar a repetir aquilo que sempre ouve de pessoas mais velhas, no elevador, na rua: "Aproveita agora, porque o tempo passa voando..."

Fonte: Baby Center

papai nota 10

*soneca depois de mamar


*  Abaixo, veja 10 sugestões para que os pais participem mais ativamente desses primeiros meses:
1.A participação do pai precisa começar ainda antes do bebê nascer. Ele deve acompanhar você nas consultas do pré-natal, tirar suas dúvidas, conhecer o obstetra que fará o parto e, depois, o pediatra que vai cuidar do bebê.
2.O pai também pode assistir ao parto. Se for possível, cortar o cordão umbilical, dar o primeiro banho no bebê...E ele não deve se preocupar por não saber fazer nada disso; é possível aprender ainda mesmo na maternidade.

3.Tirar a licença-paternidade e aproveitar esses dias (geralmente, são cinco) para se dedicar exclusivamente ao bebê e a você.


4.Com o bebê em casa, o pai pode continuar se encarregando do banho, além de trocar as fraldas e também as roupas do bebê.

5.Acompanhar e incentivar a amamentação. Ele pode estar ao seu lado nesse momento e depois da mamada, e também pode segurar e ajudar o bebê a arrotar;

6.Acalentar o filho na hora de dormir e fazer massagem nos momentos em que o bebê sente cólica;

7.Ajudar nas tarefas gerais da casa. O pai pode providenciar o almoço (ou o jantar), não se esquecer de contas e se encarregar das compras, por exemplo;

8.Levantar a sua autoestima. No pós-parto, é normal que você se sinta mais sensível e incomodada com o seu próprio corpo, que ainda não voltou a ser o que era antes da gravidez. E não é apenas a variação hormonal que influencia nesse sentimento, mas também a própria alteração da rotina. Portanto, o pai deve estar mais atento e ajudar você a se sentir mais bonita novamente; não deixe, também, de reservar alguns momentos a sós - nem que seja para um breve passeio na padaria;

9.Aproveitar o sol da manhã para passear com o bebê (no colo, no sling ou de carrinho). Geralmente, as saídas são liberadas a partir de 1 mês, mas é indicado falar com o pediatra antes;

10.Conversar com o bebê, fazer brincadeiras para estimular a visão, audição e tato (brincar de esconder, por exemplo, é um excelente estímulo).

Fonte: Revista Crescer

16 de julho de 2010

arte no berço


8h30 -  16-7

... olha o jeito que essa menininha acordou hoje: virada no berço!
Vejam onde está o travesseiro e onde está o corpo da ' arteirinha'.

Detalhe: enquanto mamãe registrava a cena assustada a bebê sorria ....hehehe

15 de julho de 2010

alergia de que ...

* banho na casa da vovó - arte - madrinha Isa

... vixi, nessa quarta (14), amanheci  com manchinhas vermelhas pelo corpo.
... acho que sou alérgica.

 AGORA FALTA DESCOBRIR DE QUÊ ...

12 semanas (cheia de surpresa)

'cismada' com papai

na maior parte do tempo 'simpática'

e cada dia mais 'fofucha'

O destaque dessa semana é que Maria Teresa, derepente 'cismou' com o pai dela. De uns dias pra cá não quer colo  dele quando ele chega do trabalho.
Eu acho que ela está protestando por ela ficar fora o dia todo ... rs!

(ah, se ela soubesse que devia fazer o contrário, chorar pra não sair do colo dele, pra compensar o dia de ausência ... hehehehe, seria bem mais fácil pra todos: mamãe, pra ela e pra ele também ...)

'colherzinha gostosa'

*13-7 - gosto muito de vitamina!

... tem quem não acredita, mas minha bebê adora vitamina!
desde que nasceu ela aceita numa boa a colherada  diária de Redoxon + Adtil.
E olha que ela nem se suja, toma tudo direitinho ....

'ajudando a mamãe'

*13-7 - ajudando mamãe passar roupa

...olha só como a Maria Teresa me ajuda nos afazeres da casa ....rsssss

Aliás, penso que é dessa maneira que os bebês ajudam a gente quando pequenos ...
Dormindo pra gente conseguir fazer as coisas , né.

'borboletinha do bem'


13-7

... .ai ai ...ai
como eu fui me esquecer dessa borboleta!
Na verdade, ela foi 1 presente meu  pro meu afilhado quando ele nasceu há 3 anos.
Quando minha pequena chegou,  minha irmã emprestou pra mim. Mas, só esses dias arrumando  o guarda roupa que me dei conta que talvez Maria Teresa já se interessasse por ela.
Não deu  outra: adorouuuuuuuu ...... o colorido e passa bons minutos ouvindo  o barulho dos brinquedos e puxando  o móbile com as mãozinhas ....

14 de julho de 2010

os lacinhos ...

13-7

...bebê menina a gente pode 'encher de mimos'.
A Maria Teresa ainda tem pouco cabelo, mas mesmo assim mamãe não desiste de tentar colocar lacinhos ...

Esses por exemplo, são mais firmes e está durando mais tempo na cabeça dela  rsss ...
Isso porquê ela já perdeu um monte desses desde que nasceu.

'comprinhas'


... por enquanto Maria Teresa só se alimenta com leite materno.
Mas, dentro de algumas semanas ...

ela vai experiementar novos alimentos, como suco de laranja e frutinhas. Além disso, vai tomar leite materno na mamadeira durante o período em que estiver no berçário!

Por isso, começaram as pesquisas e compras ...

12 de julho de 2010

'polover'

* querendo mamar

*depois de mamar tudo fica melhor ...

* ... aí aceito ficar até sentada 1 pouquinho (só 1 pouco ....rs)