17 de fevereiro de 2012

o dilema das alergias ...


Respiratória, de pele.
Poeira, umidade, friagem, cheiros fortes ...
picada de pernilongo, de formiga, suor (calor);
Corante amarelo (TARTRAZINA);

...enfim, essas são alguns dos inimigos já  identificados da pequena. E desde os  6 meses eles  vêm sendo alvo  de perseguição  da mamãe - que é desafiada a 'deixar' a mocinha o mais longe possível dessas 'COISAS'.

Mas, apesar dos cuidados, não  dá  pra  garantir  100% de eficácia . E aí, vez ou outra nos deparamos  com situações assim ...



... às vezes,  mais  fracas, outras mais  intensas (já foi  preciso  até  tomar antibiótico!).  O fato  é que não é uma coisas 'nada  legal' de se conviver ...

    * A seguir, um  pouco mais  sobre esse tema:

O que é uma alergia?Uma alergia é uma resposta imunológica a uma determinada substância que se considera nociva para o próprio organismo, quando não o deveria ser. O nosso sistema imunológico possui uma memória prodigiosa, logo, assim que cataloga o inimigo, reage com rapidez a qualquer incursão que este realize, segregando anti-corpos específicos. Esta hipersensibilidade define a alergia.

Que tipos de alergias existem?Catalogam-se três tipos de alergias: respiratórias, alimentares e dermatológicas, segundo o sistema do organismo que afetam. As alergias respiratórias são as mais comuns, incluindo a febre dos fenos ou renite alérgica sazonal, a renite alérgica perene e a asma. De qualquer forma, não se pode fazer uma divisão clara já que, por exemplo, um mesmo alimento pode estar na origem de um eczema ou dermatite atópica num bebé, e também provocar asma numa criança de 6 a 12 anos. Assim, as causas e os efeitos dos diferentes tipos de alergia estão muito interrelacionadas.

Quais são os sintomas mais comuns?Na sua manifestação na pele: eczemas ou dermatite atópica (inflamação, rubor, ardor na boca e secura), edemas (inchaço por acumulação de água). Na sua manifestação a nível digestivo: vómitos, diarreia, dor abdominal, etc, e sobre o sistema respiratório: espirros, corrimento nasal, tosse e dificuldade respiratória.

Alergia e intolerância são o mesmo? Não, mas podem confundir-se. Uma alergia é uma reacção anormal do nosso sistema imunitário ao que ele considera como um "alergeno". Uma intolerância é uma incapacidade do nosso organismo em absorver e metabolizar uma substância, sem a acção do sistema imunitário. Um exemplo clássico é o leite de vaca: pode-se ser alérgico a ele, especialmente às suas proteínas, ou pode-se ser intolerante, ou seja, não ter uma enzima que permite desdobrar um hidrato de carbono concreto, a lactose.

Como é que o stress influencia as alergias?Está provado que o stress potencia a reacção alérgica. Alguns autores atribuem este facto à maior emissão de adrenalina, que diminui a irrigação sanguínea no sistema digestivo, reduzindo a capacidade de digestão dos diversos alimentos.

Se os meus pais são alérgicos, eu e os meus filhos temos maior probabilidade de o sermos também? Existe uma predisposição genética para sofrer de alergia. Assim, 8 em cada 10 crianças podem ser alérgicas, se ambos os pais também o são.

É verdade que o número de alergias tem aumentado porque hoje em dia existe mais higiene?
Este argumento é defendido pela corrente higienista moderna, que diz que quanto mais proteção e cuidado se tem em relação aos parasitas e germes, mais aumentam os casos de reações alérgicas. Contudo, outros especialistas apontam como factores causais: as mudanças nos hábitos de consumo, a introdução de novos alimentos, o uso de corantes e conservantes e, ainda, as consequências da cada vez maior contaminação do meio ambiente.


Os aditivos alimentares podem desencadear reacções alérgicas?
Sim. Corantes amarelo-alaranjados, como a tartrazina, provocam fenômenos alérgicos como urticárias e asmas. Os conservantes, como os nitratos, nitritos, benzoatos e o glutamato também podem provocar alergias.

O que é um eczema ou dermatite atópica? É uma inflamação da pele acompanhada por um ardor intenso e secura. Consiste numa das manifestações alérgicas mais precoces, geralmente provocada por um alimento, ou até por alguns medicamentos.

Quando pode aparecer um eczema? Desde bebé, nos primeiros meses de vida. Aliás, pode constituir um sinal de alerta, já que três em cada quatro crianças que sofrem de alergia nessa idade poderão desenvolver outras formas no futuro.

Porque é que os pediatras recomendam atrasar ao máximo a introdução dos ovos, peixe e leite de vaca nas dietas dos bebés? Porque estes alimentos são os mais relacionados com as alergias alimentares numa altura, importantíssima, em que a criança está a estabelecer os seus mecanismos de tolerância imunológica. Segundo um estudo realizado pela Sociedade Espanhola de Alergologia e Imunologia Clínica, o leite é um alimento relacionado com cerca de 82% das alergias alimentares em menores de 5 anos, seguido pelos ovos (76%) e o peixe (50%). Por isso, os especialistas recomendam atrasar, até depois do primeiro ano de vida, a sua introdução na dieta, e em crianças de risco, ou seja, com antecedentes alérgicos alimentares, aconselha-se a espera até aos 2 anos.

Nenhum comentário: