22 de dezembro de 2011

A criança de 1 ano e 8 meses (21/12)



* fotos de arquivo do Colégio - aínda com  'carinha' de bebê

Pequeno artista - Se você puser um giz de cera na mão do seu filho, talvez se surpreenda de vê-lo riscando algumas linhas horizontais e verticais -- embora a maior parte da obra de arte seja mesmo formada por rabiscos.
Desenhar (ou rabiscar) é uma atividade que envolve a coordenação motora fina, como a habilidade de segurar coisas e o movimento de pinça. Também treina a coordenação visuomotora -- entre as mãos e os olhos -- e a imaginação.
Pode ser, porém, que a criança não tenha o menor interesse em riscar o papel. Não há motivo para se preocupar. Ela provavelmente está empenhada em desenvolver outras habilidades, como andar com firmeza, correr, subir degraus etc.
Se você quer experimentar as habilidades artísticas da criança, prefira papéis grandes e grossos, que não escorreguem fácil da mesa, ou prenda-os à superfície com fita adesiva.
Caneta hidrográfica e giz de cera funcionam melhor para a criança, mas fique de olho nas paredes -- nem sempre fica fácil de limpar, se o desenho sair no lugar errado. Um ambiente razoavelmente controlado para esse tipo de atividade é o cadeirão.


Comida no microscópio -  A hora de comer está mais difícil? Com esta idade, a criança pensa no gosto, na textura e até na cor do alimento antes de colocá-lo na boca. Continue oferecendo comidas variadas, e segure o instinto de obrigá-lo a comer. Dê você o bom exemplo e coma com gosto, junto com ele, para quem sabe instigar a curiosidade e o interesse do seu filho.
Embora a criança já mastigue bem, é bom cortar a carne em pedaços pequenos e ficar atento a alimentos perigosos, com os quais ele possa engasgar.


Como vai seu papagaio? Nesta fase, as crianças querem imitar e repetir tudo o que ouvem. Em média, com 1 ano e 8 meses, uma criança diz mais ou menos uma dúzia de palavras diferentes, mas isso varia muito. Há aquelas que falam muito mais que isso, e outras que não dizem quase nada, e todas são normais.
O importante é saber que seu filho entende muito mais palavras do que as que consegue dizer. Faça um teste: peça a ele que vá buscar no quarto um travesseiro, por exemplo, e ele deve voltar com o objeto certo, mesmo que esteja longe de conseguir dizer a palavra.

Chamego e colo - Muitas crianças são bastante carinhosas nesta idade. Seu filho deve gostar de sentar no seu colo, porque sabe que esse é um jeito de ter sua atenção todinha para ele. Aproveite o contato para fazer coisas juntos: cantar, dançar, olhar um livrinho, fazer brincadeiras como "Serra, serra, serrador, serra o papo do vovô!".
Até assistir a um desenho na TV juntinhos vale, afinal às vezes a criatividade para brincadeiras se esgota, ou você está cansada demais para fazer qualquer outra coisa. Só aproveite para comentar o que vocês estão assistindo, pois assim a criança aumenta seu vocabulário e interage com você, em vez de só ficar hipnotizada pela tela.

Para mamães - Crianças aprendem por imitação e, por isso, o conselho é aproveitar para ensinar ao seu pequeno passos de dança. Essa inocente brincadeira vai estreitar ainda mais os laços entre vocês.
 Afaste os móveis, ligue o som e convide o seu filho para entrar no embalo da música. Essa inocente brincadeira vai estreitar ainda mais os laços entre vocês. Incentive o bebê a repetir seus passos e gestos. Crianças, como você sabe, aprendem por imitação.
Se ele consegue caminhar com segurança, ensine movimentos mais rápidos e ousados. Sempre com muito cuidado, é claro. Aproveite para ampliar o vocabulário de seu filho, ensinando o nome de quem está cantando ou do ritmo da música.
 
* fonte: Baby Center Brasil

Nenhum comentário: