13 de dezembro de 2011

... as crianças e a Escola

Cursar pré-escola ajuda a melhorar desempenho na 4ª série, diz estudo

 Um estudo da Fundação Getúlio Vargas feito a partir de dados da Prova Brasil e do Sistema de Avaliação do Ensino Básico (Saeb) de 2005 apontou a importância da pré-escola tanto para o desempenho escolar no decorrer da vida quanto para a redução do atraso escolar.
Realizada pelo professor André Portela, coordenador do Centro de Microeconomia Aplicada da FGV, a pesquisa faz parte do livro "Aprendizagem Infantil: Uma abordagem da neurociência, economia e psicologia cognitiva", lançado na segunda-feira (12) em São Paulo.
"Fazer pré-escola tem efeitos positivos sobre o aprendizado subsequente", afirmou Portela durante o seminário que antecedeu o lançamento do livro.
A partir das notas da prova de matemática e o histórico de escolaridade indicado pelos próprios alunos, ao responder o questionário sobre quando ingressaram no sistema de ensino, Portela verificou que uma criança que frequentou a pré-escola (dos 0 aos 3 anos e/ou dos 4 aos 6 anos) não só tirou notas mais altas que a média, como também apresentou índices menores de atraso escolar - medido de acordo com a idade da criança e a série em que ela deveria estar matriculada.
No caso da quarta série, das crianças que frequentaram a pré-escola, 90% tinham até 11 anos. Entre os alunos que não frequentaram a pré-escola, o índice caiu para 65%.
 * Mais sobre esse assunto aqui: 

Nenhum comentário: