4 de novembro de 2011

o tal do 'não' (recusando alimentos)


E aí que nosso  'projetinho de gente' aprendeu o tal  'não'. E agora, passou a usá-lo quando não quer comer algo.

Tudo bem  , não  tenho o que reclamar  - ela sempre comeu de tudo e até demais. Mas, ainda não consegui  fazer com que ela aceite por exemplo - carne, frango, ovo ...  E aí  tenho que ficar 'disfarçando' esses itens, durante as refeições.

 ... tudo bem, puxou a mamãe, que também não curte muito carne e derivados e prefere um bom prato de legumes, saladas, frutas ...

******* 

* Para ter hábitos alimentares legais:
1) Pai e mãe têm de colocar alimentos de cores verdes nos pratos. Não gosta? Coloca no arroz, faz cru na salada, inventa uma maneira.

2) Tenham como rotina fazer as refeições (as que conseguirem) em família, em horários mais ou menos fixos. 3) Comam frutas como sobremesa e como lanchinhos durante o dia.

4)  Ofereça à criança o mesmo cardápio do resto da família. Depois de 1 ano ela já pode comer de tudo, inclusive pimenta. Assim, desde pequena a criança vai se sentir parte desse ritual e, aos poucos, adquirir os hábitos dos demais.

5) Varie bem os sabores, pois essa fase da vida marca o início do desenvolvimento do paladar. Inclua comidinhas apetitosas e feitas de jeito saudável, como a “batata-frita”, que é feita no forno, por exemplo.

6) Não hesite em oferecer carnes magras (frango e peixe) nas refeições, uma vez que elas contêm nutrientes (como ferro e proteínas) indispensáveis ao crescimento, além de manterem seu filho a salvo de anemias.
 
 * Revista: Crescer

Nenhum comentário: