19 de setembro de 2011

no chão e em cima de tudo ...

  ... vovó  cheia de paciência, segurando a neta que  só quer comer na mesa dos adultos ....

... e mamãe, já 'totalmente' sem paciência, depois  das 'artes'!

...
Um hábito que se inicia por volta dos 8 meses e se intensifica entre 1 e 2 anos é o de arremessar objetos ao chão. No início, a vontade é de perceber que sua ação tem uma conseqüência – o que cai no chão faz barulho – e de que os objetos não deixam de existir porque saíram do seu campo de visão, já que os adultos O pegam e o devolvem à criança.

Na fase seguinte, os bebês fazem isso motivados pela vontade de descobrir os objetos. Por isso, não perca a paciência! Segundo os especialistas, não se trata de uma provocação, já que apenas depois dos 3 anos a criança se torna consciente de que pode desafiar os pais. O que acontece é que o bebê se sente capaz de explorar o mundo sozinho, realizar tudo aquilo que tem vontade de fazer. Nesse contexto, apesar de desgastantes, as repreensões são indispensáveis para inserir a criança no mundo real, cheio de limites. Mesmo assim, procure reservar as broncas mais enérgicas para situações que oferecem risco à criança.

O segredo é manter a calma. Os objetos da casa só terão paz (e você também) quando seu filho descobrir outra atividade tão divertida quanto jogar o ursinho para fora do berço ou mesmo jogar a colher no chão enquanto come.
 
 
* fonte: Revista Crescer




Nenhum comentário: