7 de agosto de 2011

1 ano e 4 meses ('epoca' difícil pra mamãe!)

*30-7 - no pula pula - eu amei esse brinquedo!

Coragem para novos desafios - Seu filho continua explorando tudo o que vê, como já faz há alguns meses: inspecionando as coisas com cuidado, pondo na boca, girando, jogando no chão. Mas agora ele vai começar a querer ir mais além, testando seus próprios limites físicos.  Já que sabe andar, tentará caminhar carregando uma caixa mais pesada. É teimoso: muitas vezes não vai conseguir. Deixe-o fracassar, em vez de ajudá-lo. Ele precisa aprender que certas coisas ainda não é capaz de fazer.




*6-08 - sou fã de cadeiras!

Mas empurrar uma cadeira até a estante, para subir e alcançar os objetos "proibidos" que ficam lá em cima, isso ele pode conseguir. Por isso, toda atenção é pouca, principalmente na cozinha, uma área de risco para a criança.
Com esta idade, o perigo de intoxicação também é grande. Tire produtos de limpeza e remédios de vista, mesmo em lugares altos.
A coordenação motora fina está cada vez melhor. Seu filho começa a conseguir virar as páginas de revistas ou livros, e saberá o que fazer se você colocar um giz de cera na mão dele. Só não saberá onde fazer, por isso fique por perto para não acabar com paredes e móveis rabiscados.

 6-08 - pés no chão da concessionária;


Introdução ao certo e ao errado - Seu filho aprende rápido quais comportamentos lhe garantem atenção -- e quais terminam em bronca. O impressionante é ver como ele sabe que certas coisas são erradas para uns (socar a porta fazendo o maior barulhão, na sua frente) e certas para outros (o irmão mais velho vai achar a brincadeira superengraçada).
Ele também imita as ações para demonstrar afeto. Se recebe beijos e abraços, provavelmente vai distribuí-los também.
A imitação é base para brincadeiras, por isso tudo o que imite a vida do dia-a-dia vai interessá-lo (telefones de brinquedo, panelinhas, carrinhos, bonecas).
Seu filho já pode aprender a dizer as palavras mágicas "por favor", "obrigado" e "com licença". Não precisa obrigá-lo a dizer toda vez, mas mostre como as pessoas ficam felizes de vê-lo ser tão educado.

Braveza incontrolável - Você sempre achou que, por ser uma mãe calma, obviamente ia ter um filho comportado, certo? Errado, porque até a mais boazinha das crianças tem chiliques e acessos de fúria nesta idade. Você não tem como controlar o comportamento do seu filho a todo momento. Por um lado, são impulsos normais, mas por outro você vai precisar contê-lo.
Quando ele atira objetos ou até se atreve a bater em você, é seu papel ajudá-lo a se controlar e expressar o que está sentindo de um jeito mais adequado.
Tudo para crianças dessa idade é exagerado. Quando estão invadidos por muitas emoções negativas, demonstram que estão prestes a ter um ataque de birra: parece que procuram a bronca, para depois se acabar de chorar. Depois que a crise de choro termina, a criança se sente melhor.

Entende mais do que fala - Com 1 ano e 4 meses, as crianças normalmente possuem um vocabulário de cerca de sete palavras, mas isso pode variar bastante. O fato é que ela usa muito mais a comunicação não-verbal que a verbal, mesmo se for bem falante.
A criança entende bem mais do que consegue falar. O difícil para ela não é entender o que é dito, mas coordenar o movimento dos lábios e da língua, além da respiração, para conseguir se fazer entender.

Fascínio por animais -Mi nhocas e mosquitos podem ser incrivelmente interessantes para uma criança desta idade. Ferramentas são outro sucesso no ranking de brincadeiras. Sempre que vir seu filho muito intrigado com alguma coisa, converse sobre aquilo.  "Você está ouvindo o passarinho cantar?", ou "Vamos procurar uma pedra que seja bem lisinha?". O incentivo à observação é excelente para desenvolver a capacidade sensorial da criança.

 ... eu já alcanço o chão no cavalinho!

*6-08 - esperando os pneus do carro do papai serem trocados!

Você já conseguiu ler um livrinho inteiro para o seu filho? Algumas crianças são mais atentas que outras, mas com esta idade elas começam a ficar mais interessadas nas histórias em si. Um dos passatempos preferidos pode ser apontar as figuras e dizer o nome delas, mil vezes (já reparou como eles gostam de repetição?).
Aproveite o entusiasmo e pergunte: "Mostre para a mamãe onde está a galinha". Ele provavelmente vai se divertir virando as páginas -- talvez até fique muito bravo se você tentar ajudá-lo, num sinal de sua crescente independência.

*fonte: Baby Center Brasil

Nenhum comentário: