14 de março de 2011

a primeira dentição (4março - papai que viu!)

 9/3/11 - quarta-feira de Cinzas - cochilo na casa do primo Gabriel!

(bom, essa foto não combina muito com o assunto, mas  é que  está 'meio difícil' fotografar  o tal,  aliás os tais dentinhos -  porquê nessa latura já são dois nascendo)


Esse 'post'  está mega atrasado, mas é que, uma coisa vai puxando outra e ...as coisas vão acontecendo e mamãe não consegue os minutinhos de tranquilidade para atualizar o 'diário virtual' da princesa.

Pois é, na noite de sexta-feira - 4 de março de 2011, mamãe chegou  do trabalho  e papai falou: põe a mão na boquinha dela... e eis que o momento  esperado aconteceu : o primeiro dentinho começou a nascer . 
E como era de se esperar - esse acontecimento tem  alterado os ânimos lá de casa (da família toda!)
Enfim, ainda bem que passa, vai passar!
  


 * Sobre essa época da vida ...


O surgimento da primeira dentição costuma se dar por volta do 6º mês e se completa aproximadamente até os 30 meses. Em alguns casos, o primeiro dente pode surgir aos 3 meses e em outros ao se completar 1 ano. É muito relativo.A partir do surgimento do primeiro dente, conta-se em média, o nascimento de um novo dente a cada mês.

Sintomas:
- Salivação aumentada;
- Mãos levadas à boca com bastante freqüência;
- Perda de apetite (devido à dor que a sucção pode causar);
- Irritabilidade (devido à dor);
- Coceira na gengiva;
- Gengivas inchadas, avermelhadas;
- Dificuldade em dormir;
- Febre baixa.

Medidas para aliviar os sintomas:
- Massagear a gengiva do bebê usando o dedo indicador (devidamente limpo);
- Oferecer ao bebê mordedores de borracha ou mordedores que possuem um tipo de gel dentro (o segundo tipo, pode ser previamente resfriado na geladeira mesmo e, depois oferecido à criança). Coisas geladas aliviam a dor;
- Dar àgua gelada para o bebê, numa mamadeira que tenha sido refriada na geladeira. O bico vai estar gelado, vai servir para aliviar a dor, assim como o mordedor citado anteriormente;
- Aplicar solução à base de cloridrato de lidocaína e polidocanol (anestésicos que aliviam a dor e a coceira) e Matricaria chamomilla (que tem ação anti-inflamatória local), o gel Nenê Dent é o mais utilizado. Aplicar pequena quantidade de 2 à 3 vezes vezes ao dia (preferencialmente antes das refeições e
antes de dormir).
- Analgésicos (Paracetamol).
- Muito carinho. Nessa fase é muito importante fazer com que o bebê se sinta seguro. Transmitir a ele, sua irritação, ao passar uma noite mal-dormida em função do incomodo causado pelo surgimento dos dentes, por exemplo, só vai agravar ainda mais a situação.

Nenhum comentário: