1 de fevereiro de 2011

o 'som' favorito dos bebês ( shhhhhhhhhhhh ...)



O som "shhh shhh" é parte de quem somos, tanto que até adultos acham o som das ondas do mar relaxante.  Para bebês novinhos, "shhh" é o som do silêncio. Ele estava acostumado a ouvir tal som 24 horas por dia, tão alto quanto um aspirador de pó. Imagine o choque de um bebê acostumado a tal som o tempo todo chegando a um mundo onde as pessoas cochicham e caminham na ponta dos pés, tentando fazer silêncio!
Coloque sua boca 10-20 cm de distância dos ouvidos do bebê e faça "shhh", "shhh". Aumente o volume do "shh" até ficar tão alto quanto o choro do bebê. Pode parecer rude tentar "calar" um bebê choroso fazendo "shh", mas para o bebê, é o som do que lhe é familiar. Na primeira vez fazendo "shhh", seu bebê deve calar pós uns 2 minutos. Com a prática, você será capaz de acalmar o bebê em poucos segundos. É ótimo ensinar isso aos irmãos mais velhos, que adorarão poder ajudar e acalmar o bebê.

Para substituir o "shhh", pode-se ligar:
- secador de cabelos ou aspirador de pó
- som de ventilador ou exaustor
- som de água corrente
- um CD com som de ondas do mar
- um brinquedo que tenha sons de batimentos cardíacos
- rádio fora de estação ou babá eletrônica fora de sintonia
- secadora de roupas ligada com uma bola de tênis dentro
- máquina de lavar louças
O barulho do carro ligado também acalma a criança.
...


* fonte: Texto elaborado por Flavia Mandic. Bibliografia: The Happiest Baby on The Block, Dr. Harvey Karp, BantamDell, 2002. New York. Our Babies, Ourselves: How Biology and Culture Shape the Way We Parent, Meredith F. Small, Anchor Books, 1998. NewYork.
 

OBS: Eu já tinha conhecimento  sobre esse assuntos  dos 'sons', mas só agora encontrei um conteúdo  a respeito para postar. 
E  quero  registrar  que por  várias vezes já fiz isso com minha  filha e  funcionou.
Parece grosseiro  fazer 'shhhhhhhhh'  pra um bebê, mas de fato eles se acalmam.

Nenhum comentário: