15 de abril de 2010

pode demorar ...

 
As mães costumam contar o trabalho de parto a partir do momento em que sentiram a primeira contração ou de quando a bolsa estourou. Por outro lado, os médicos calculam esse tempo a partir de uma dilatação de três ou quatro centímetros do colo do útero. Este é considerado o início da "fase ativa" do trabalho de parto. A essa altura, você poderá já ter tido dores por algumas horas, possivelmente tendo ficado em claro durante a noite toda. A verdade é que para você, a impressão é de que o trabalho de parto já dura milênios!

O nascimento do primeiro filho geralmente demora mais. Daqueles três centímetros iniciais, você pode contar com cerca de 8 a 14 horas para finalmente ter seu bebê nos braços. Mulheres que já tiveram um filho tendem a ter partos mais rápidos nos seguintes -- sempre lembrando que isso é uma coisa que varia bastante de pessoa para pessoa.

Outro ponto importante é que rápido não quer necessariamente dizer melhor para você ou o bebê. Alguns partos que evoluem com grande velocidade podem ser extremamente desgastantes para seu físico e sua mente. Já o parto lento demais traz o risco de que mãe e filho fiquem exaustos. Se você estiver na fase "ativa" do trabalho de parto e o colo do útero não tiver se dilatando a um ritmo de ao menos meio centímetro por hora, alguns médicos podem considerar a possibilidade de dar uma mãozinha para acelerar as coisas. Em relação a esse ritmo de contrações, o mais importante mesmo é que, independente de número, haja progresso contínuo.

O trabalho de parto leva tempo, e lembre-se que quase sempre demora mais para o colo do útero dilatar os primeiros cinco centímetros do que os cinco finais. Isso ocorre porque as contrações vão ficando mais fortes e, consequentemente, dilatam a região com mais rapidez.