1 de abril de 2010

amamentando ...

 * 4 meses de gestação

 

O leite materno é o melhor alimento para seu filho por uma série de motivos. Estudos já mostraram que o aleitamento exclusivo (sem alimentos complementares) por, pelo menos, três meses pode ajudar a prevenir a gastroenterite em bebês, por exemplo. Se o aleitamento exclusivo se estender por ao menos quatro meses, é possível diminuir o risco de a criança ter problemas respiratórios e otites.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) e o governo brasileiro recomendam a amamentação exclusiva nos primeiros 6 meses de vida das crianças, e a manutenção do leite materno na alimentação até 2 anos de idade ou até mais.

O leite materno é uma fonte alimentar completa: contém todos os nutrientes de que seu filho precisa (são ao menos 400 deles), incluindo hormônios e anticorpos que não estão presentes nas fórmulas de leite em pó. O mais incrível é que o conteúdo nutricional do leite materno vai se ajustando às necessidades do bebê à medida que ele cresce. Outro ponto fundamental é que o leite materno ajuda a construir a relação entre você e seu filho. Ao amamentar, existe um contato único do bebê com sua pele, seu cheiro e seu aconchego.

Preparando-se para amamentar - O seu próprio corpo é o principal responsável pela preparação dos seios para a amamentação, portanto o mais importante mesmo é preparar seu espírito. Para isso, o melhor a fazer é se informar o máximo possível sobre o assunto antes de o bebê nascer.

Como amamentar - Dar de mamar pode levar de meros sete minutos a até 40, então certifique-se de escolher um local bem confortável antes de começar. O ambiente é muito importante, especialmente nos primeiros dias da amamentação, quando você ainda está se adaptando e aperfeiçoando a técnica.

Segure o bebê de modo que seus braços e suas costas não fiquem doloridos. Tenha travesseiros e almofadas (não precisam ser necessariamente especiais para amamentação) por perto. Encontre uma posição boa para você e para o bebê antes de iniciar. Preste atenção em como estão seus seios depois que a boquinha do bebê encaixou. A "pega" (diz-se "péga") correta requer que o bebê abocanhe o mamilo e uma boa parte da aréola. O ideal é que não sobre quase nada de "cor" fora da boca do bebê. Se estiver doendo, interrompa a mamada colocando o dedo mínimo entre a gengiva da criança e o mamilo, para desfazer o vácuo, e comece de novo. Uma vez que a boca do bebê esteja bem encaixada, ele se encarregará do resto.

Desânimo - Algumas mulheres se adaptam à amamentação com rapidez e sem enfrentar grandes dificuldades. Mas muitas mães de primeira viagem acham o processo complicado. Por isso, se você estiver se sentindo um tanto desanimada, lembre-se de que não é a única. Antes de desistir, converse com seu médico e com amigas que estão amamentando ou já amamentaram. O aleitamento requer prática. Tenha paciência e encare cada mamada como mais uma experiência para o seu aprendizado. Experimente novas posições, pois às vezes o bebê se dá melhor pegando o seio por outro ângulo. E lembre-se de que a maioria dos problemas relacionados à amamentação é temporária.

O que comprar - O ideal é ter pelo menos dois sutiãs de amamentação. Eles são projetados com suporte extra para seus seios, e vêm com uma fácil abertura para cada mama, assim você pode amamentar quando quiser. Se você puder, tenha mais que dois, porque eles terão que ser lavados com frequência (ficam com cheiro de azedo). Algumas mães têm maior tendência para o vazamento do leite, e basta um outro bebê chorar para que sua própria produção seja estimulada, às vezes em momentos nada apropriados! Para evitar isso, tenha um bom estoque de absorventes para seios tanto em casa como na bolsa, e leve sempre consigo uma blusa limpa.

É possível amamentar mesmo depois do fim da licença-maternidade? - Sim, a volta ao trabalho não significa o fim do aleitamento materno. Pela lei brasileira, até que a criança tenha seis meses de idade, a mãe tem direito a dois intervalos de meia hora cada para poder amamentar (se for possível) ou tirar o leite para usá-lo depois.